top of page
  • Foto do escritorJoana C.

Nós mulheres, de Rosa Montero

Vamos juntos ampliar as possibilidades de pensar um livro?


Nesta seção temos o propósito de trazer informações sobre personagens, formato de escrita e organização de uma obra, no caso, da literatura contemporânea. Ela é a visão singular de quem escreve, é o que mais tocou a um leitor.


Hoje a análise é sobre o livro “Nós mulheres” de Rosa Montero, que narra vida de mulheres apagadas da história.


Antes do livro da Rosa, eu já havia lido outros que narrava histórias de mulheres, sobretudo alguns infantojuvenis, com formatos lindos! Como: 101 histórias de ninar para garotas rebeldes; As cientistas. Contudo, esse livro não apresenta um resumo da história, mas uma pequena biografia de 16 mulheres que tiveram papéis importantes e fundamentais na história. Algumas são muito conhecidas, outras nem tanto.

As histórias são apresentadas como perfis, como uma descrição de alguns fatos particulares da vida de cada uma delas, não contém a informação sobre ano de nascimento, que é característico de uma biografia. Por outro lado, o fato de não finalizar a história da mulher... nos deixa com um gostinho de quero mais!


O grande mérito de Rosa Montero é revelar certos buracos da história, é apresentar outra versão, quem sabe excluir a idealização em torno de algumas mulheres. Rosa destaca não apenas mulheres cientistas ou políticas, mas também aquelas que foram obscuras, imperfeitas, patéticas e perturbadas que não são modelos para ninguém.

Mas o que vale mesmo é o prefácio! O livro é resultado de 20 anos de estudo e a cada edição a autora revisita e adiciona um pouco da situação da mulher ao longo da história, em diferentes civilizações.

Então por favor, não pule o prefácio!


Rosa Montero aparece com um dos principais nomes da literatura espanhola, ela escreve romances, como “A boa sorte”, “A ridícula ideia de nunca mais te ver” mas em “Nós mulheres” encontraremos um olhar feminino sobre a vida.







9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page