Buscar
  • Joana C.

Do corpo ao pensamento

Quem nunca ficou capturado ao olhar para um bebê?

E ao ser olhado por ele, com seu olhar atento, curioso?

É possível traçar um paralelo entre ser observado por um bebê, e ser ouvido por um analista que não se vê (divã) e que não nos fala muito? Para Bernard Golse sim, porque ambos nos remetem às nossas representações internas.


Bernard Golse, psicanalista na associação psicanalítica francesa, em seu livro Do corpo ao Pensamento, nos convida à um passeio pelo campo das relações precoces entre a criança e o seu meio, de forma muito singular.

A escuta psicanalítica do bebê pode trazer muito para a psicanálise em geral. Dedicar atenção ao estudo sobre a escuta do corpo do bebê, tem implicações até mesmo na análise de adultos, pois esses não se utilizam apenas do discurso verbal, possuem um corpo, através do qual também comunicam ao analista. Além disso, os adolescentes com suas passagens ao ato, nos levam a colocar o corpo em nossas reflexões teóricas e técnicas.

Fazendo trabalhar conceitos como pulsão, corpo, representação e


, aborda questões sobre a organização do aparelho psíquico, a partir do impacto do psiquismo do outro, como parte integrante desse processo de constituição.

Para o autor, o corpo do bebê nos diz, que o vínculo é representado psiquicamente, bem antes dele poder representar para si, o objeto e o Eu. A representação do vínculo é mais precoce, anterior a representação do objeto. O corpo eleito como a via de acesso a semiotização, quer dizer como o ser humano interpreta o ambiente, cria e compartilha conhecimento sobre este, e sobre si mesmo.

Faz ainda algumas observações sobre o autismo infantil, depressão materna e do bebê, e sobre psicossomática.

Não se engane ao pensar que o livro está dirigido somente à quem trabalha com crianças. Como diz Mannoni “a psicanálise de crianças é a psicanálise!”. Portanto os temas apresentados por Bernard Golse, auxiliam na escuta de todo paciente.

Andréa Mongeló - Psicanalista



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo