Clínica Psicanalítica e Neogênese é uma publicação dos seminários para psicanalistas ministrados por Silvia Bleichmar, no ano de 1996, no Hospital de Niños Ricardo Gutiérrez, em Buenos Aires. A autora nos transmite, por meio deles, a impressão de ter conseguido escrever um livro falado, o que nos prende a atenção e o interesse.
A razão desses seminários – e do livro – se inscreve justamente no contexto da necessidade da psicanálise contemporânea de encontrar novos modos de abordagem da prática psicanalítica.
Com sua larga experiência em psicanálise de crianças, Bleichmar propõe novas direções na condução do processo de cura analítica, a partir dos interrogantes levantados por meio de sua prática clínica e de sua interlocução precisa e clara com outros autores de diferentes escolas analíticas, como Freud, Klein, Lacan, Bion, Laplanche, Winnicott e Dolto.
A autora toma a metapsicologia como instrumento vivo que permite trabalhar o encontro analista/analisando em sua dimensão intersubjetiva, mas, ao mesmo tempo, intrassubjetiva (intrapsíquica). O recalque primário, o autoerotismo, o narcisismo, a negatividade etc., deixam de ser conceitos dogmáticos psicanalíticos para ganharem corpo e serem exercidos de maneira viva na sessão.
Ao tomar a teoria como instrumento de busca dos interrogantes na prática clínica, a autora coloca a intervenção analítica além dos sintomas, de maneira a pensá-la como forma da engendramento de novos modos de produção simbólica que possibilitem a recomposição de falhas estruturais, com o objetivo de diminuição do sofrimento e incremento da potencialidade de pensamento e desenvolvimento da inteligência.

Clinica psicanalítica e neogênese

R$ 80,00Preço